Você sabe o o que é síndrome do intestino irritável?
Síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Cólon Irritável é definida como um conjunto de manifestações gastro-intestinais crônicas que geralmente acomete mais as mulheres. É um distúrbio intestinal que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.
Alguns alimentos não são bem tolerados pelos pacientes com essa síndrome . É importante fazer um diário alimentar para descobrir quais os alimentos ingeridos que provocam sintomas como : excesso de gases, dor abdominal , estofamento, alterações na função gastro-intestinal , Alguns exemplos desses alimentos :
feijão, repolho, couve-flor, cebola crua, uva e ameixa bebidas alcoólicas ou com cafeína , tais como chá , café , refrigerante , etc.
A síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que necessita de acompanhamento médico.
Ainda não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a desenvolver a síndrome do intestino irritável, mas existe uma combinação de fatores , como alimentos, estresse.
Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver a doença.
• Pessoas até 45 anos de idade
• Pessoas do sexo feminino.
• Ter histórico familiar da doença
• Ter algum problema de saúde mental, como estresse, depressão, ansiedade.
A fisioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas e trazer uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas .
Tratamento e Cuidados
Tratamento de Síndrome do intestino irritável
Como não se sabe exatamente o que leva à síndrome do intestino irritável, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Ele pode ser feito pelo uso de medicamentos específicos para a síndrome.
Mudanças no estilo de vida do paciente fazem parte do tratamento. Incorporar suplementos de fibra e de medicamentos anticolinérgicos, antiespasmódicos, antidepressivos (em doses menores) e remédios contra a diarreia devem vir acompanhados de alterações radicais na dieta, com a eliminação de bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e glúten da alimentação diária.
Alguns medicamentos podem ser usados para Síndrome do intestino irritável, porém somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário