Quando comecei a administrar uma clínica especializada no tratamento das disfunções do assoalho pélvico fiquei impressionada com o desconhecimento da população, muitas vezes pessoas que aparentemente possui conhecimentos amplos pois estudam, leem, assistem noticiários, programas educativos e tudo mais, desconhecem totalmente as disfunções e principalmente os tratamentos.
Um problema que me chamou muito a atenção foi o caso do VAGINISMO, a população realmente possui grande desconhecimento do assunto, ignoram a existência e principalmente os tratamentos.
O VAGINISMO é uma disfunção sexual que caracteriza-se pela contração involuntária dos músculos vaginais que impedem a penetração vaginal do pênis ou até mesmo de qualquer outra forma como absorventes internos, exames etc.
As causas do VAGINISMO são diversas e algumas vezes inconscientes, como:
- Educação sexual muito rígida e repressiva por parte da família;
- Religião muito repressora, que trata sexo como pecado;
- Medo da dor ou mesmo medo de engravidar;
- Abuso sexual - mesmo que tenha sido apenas "bulinada"
- Testemunho de abuso sexual ou mesmo presenciar o ato sexual em momento inadequado (crianças);
- Trauma relacionado a parto;
- e vários outros motivos que levam a acreditar que sexo é ruim e/ou perigoso;
O tratamento do VAGINISMO começa na conscientização do problema, coragem e determinação para virar o jogo sem culpa ou pecado. O psicologo especializado vai ajudar muito, outro profissional muito importante é o FISIOTERAPEUTA que trabalha diretamente na musculatura pélvica para "ensinar" a mulher a ter consciência dos músculos e aprender a relaxar. Algumas vezes o tratamento pode demorar mas depende de mulher para mulher afinal cada uma tem suas experiências e determinação.
Outro problema que me chamou a atenção foram as INCONTINÊNCIAS URINÁRIA E FECAIS que também são frequentes e considerados normais. No caso da INCONTINÊNCIA URINÁRIA há que perca urina simplesmente ao sorrir, espirar, tossi ou fazer qualquer esforço e como isso ocorre com outras pessoas acham que é normal... NÃO É NORMAL e tem tratamento, precisa ser investigado para saber se há alguma doença por trás mas pode simplesmente ser musculatura frágil, afinal nem todo mundo tem a mesma força muscular.
A INCONTINÊNCIA FECAL (que eu nem sabia que existia) também é mais frequente que eu pensei e a pessoa perde fezes num esforço, quanto solta um PUUM etc a perda não precisa ser grande, até sujar a calcinha ou cueca já pode ser um alerta, agora é importante não confundir com causas passageiras como infecções alimentares ou verminose, por isso é importante procurar o médico. Outra característica são as perdas involuntárias de GASES que causam grandes constrangimentos.
Todas essas disfunções levam a uma vida mais limitada e com o passar do tempo as pessoas começam a afastar-se da vida em sociedade com medo de situações constrangedoras e tudo isso poder levar a reações psicológicas complicadas para toda a família.
Todas essas disfunções são tratadas pela fisioterapia pélvica, que é realizada por fisioterapeutas que possuem qualificação específica. A CONFIE é uma clínica especializada na fisioterapia do Assoalho Pélvico, nossos fisioterapeutas possuem experiência em mais de 15 anos no tema, temos equipamentos de ponta e tratamos o assunto com discrição e competência técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário