O Vaginismo é uma contração involuntária dos músculos da vagina durante a relação sexual, causando muita dor, ardência e ate impossibilitando a penetração na relação. As causas são multifatoriais, este pode ser dividido em primário e secundário.
O Primário é quando ocorre desde o inicio da vida sexual, este está mais relacionado a um mecanismo psicossomático, na maioria das vezes a causa é psicológica. Ex: mulheres que tiveram uma educação muito rígida, tabus religiosos, traumas, abusos sexuais...
O secundário é quando acontece depois de um período de relação sexual normal, e pode estar relacionado a infecções, menopausa, traumas, problemas no relacionamento, cirurgias, pós-parto, endometriose...
O vaginismo funciona como um ciclo vicioso de medo e dor > ansiedade > concentração
Dificuldade de penetração > aumento da contração involuntária > dificuldade de penetração aumento da contração involuntária > dor na penetração > mais contração > mais dor.
Esse problema afeta de 3% a 5% da população feminina. Para o tratamento existe 3 pilares essenciais: o ginecológico, o fisioterapeuta e o psicólogo.
É um tratamento multidisciplinar e depende de cada caso, mas em geral engloba exercícios de relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.
A fisioterapia trota a parte física do vaginismo, a mulher aprende a relaxar a musculatura do assoalho pélvico com o uso de dilatadores vaginais, eletroestimulação, biofeedback e cinesioterapia.
By: Fisioterpeuta Ana Dantas CREFITO 19384-F
Confie - Clinica especializada em fisioterapia pélvica 81 3222-3488 /3071-6982 / 9 9523-9014
Rua Demócrito de Souza Filho, 335 sala 1305 - Madalena - Recife/PE